terça-feira, 31 de agosto de 2010

Um pouco sobre o posicionamento de empresas nas mídias sociais

           Outro dia começei a me questionar sobre as mídias sociais e o real objetivo de inserir uma empresa ou instituição em mídias como o Twitter, Orkut e Facebook. Isso aconteceu por perceber o quanto algumas empresas simplesmente não entendem o que é fazer parte dessas mídias e pela vontade de desenvolver um trabalho de forma mais criteriosa e profissional. 

Estima-se que mais de 90% da população pesquisa na Web antes de comprar qualquer produto. O problema é: estar lá por estar não é o melhor caminho nem o mais eficiente.

Para pensar um pouco mais sobre as empresas e sua atividade nas mídias sociais, conversei com Vinícius Mont Serrat, sócio da I9 Social Media, empresa especializada em mídias sociais. 

Eu - O que mudou em relação ao comportamento do consumidor com o surgimento das mídias sociais?

Vinícius Mont Serrat - O boca-a-boca existe desde antes das mídias sociais, o que elas têm possibilitado é que estas rodas de discussão e grupos de interesse possam se reunir com uma dimensão muito maior.

Eu - Os empresários já entenderam a importância das mídias sociais no desenvolvimento de suas atividades?

Vinícius - A grande maioria dos empresários do Brasil ainda não sabe se quer o que são as mídias sociais. Alguns até criam um perfil no Twitter, pois ouviu falar em algum lugar que está na moda, mas acabam desistindo por não enxergarem nenhum resultado, o que se justifica por uma falta de planejamento e posicionamento estratégico.

Eu - A participação nas mídias sociais influencia mais no crescimento de empresas com marcas  desconhecidas ou é mais importante para as marcas tradicionais?

Vinícius - O uso estratégico e inteligente das mídias sociais em prol das empresas é de extrema importância para pequenas, medias e grandes marcas. Vale ressaltar que para cada empresa existe uma estratégia diferente de atuação nas mídias sociais, que sendo gerida de forma produtiva, com certeza gerará ganhos à empresa e ao mercado.

Eu - O que faz o consumidor “seguir” empresas e associações?

Vinícius - Há duas coisas que faz com que o consumidor se torne um seguidor de determinada marca: conteúdo relevante e relacionamento. Por mais desconhecida que seja uma empresa, se ela prioriza em seu posicionamento estratégico, ser fonte de conteúdo relevante e manter um bom relacionamento com sua rede, com certeza ela terá maiores chances de se destacar e passar a ser seguida.


Eu - Qual o principal erro que uma empresa pode cometer estando inserida nas mídias sociais?

Vinícius - Falta de um planejamento e consequentemente uma estratégia de atuação. Se uma empresa não sabe o que irá fazer nas mídias sociais, não sabe qual o seu objetivo, com quem e como se comunicar, melhor que esta não esteja por lá. 

3 comentários:

  1. Assunto novo e que rende um bocado! Mas as questões foram ótimas e as respostas tb... beijo amanda, sucesso no blog!

    Álvaro Dyogo

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde.

    Muito bom esse post. É um assunto que esclarece bem a diferença de se posicionar no mercado e viver a moda.
    Bacana mesmo.
    Parabéns amanda pelo blog e sucesso em seus posts.
    Abraço.

    Arianne Lima
    @annelalves

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Álvaro e Arianne,
    o assunto realmente rende muito e a intenção e falar muito sobre ele ainda. Se tiverem sugestões podem me mandar , tanto por aqui como para o meu e-mail pessoal, amanda.diasbritto@yahoo.com.br . Em breve o e-mail do blog estará disponível.

    Obrigada novamente.

    ResponderExcluir