quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Quantas ações são necessárias para atingir todos os públicos ?

            A cada dia uma novidade surge no mercado e procurando saber da onde vem tantas ideias de produtos e serviços novos, descobri que a segmentação do mercado pode ser uma das respostas para esse questionamento.
            É importante, entretanto, dizer que não estou falando da segmentação por faixa etária ou sexo, mas uma segmentação que interage com a rotina e personalidade de cada consumidor.
            Para ficar mais claro vou citar o exemplo que apareceu essa semana no blog Mundo do Marketing. A rede de supermercados Pão de Açúcar desde 2000 desenvolve um programa de fidelidade, aquele tipo de programa em que você acumula pontos e troca por prêmios, que encontramos em quase toda grande rede do segmento. Mas há cinco anos, como já era de se esperar a rede percebeu que as informações que os consumidores davam no momento do cadastro não eram utilizadas de forma eficiente e atrativa para os clientes tornando assim o resultado insatisfatório para a rede.
            A solução para melhorar os resultados veio da aliança dessa conclusão, com pesquisas e uma reformulação da tecnologia do Pão de Açúcar Mais, nome do programa de relacionamento. Essa reestruturação tornou possível que a rede armazene o histórico de compras do consumidor dando assim informações sobre os hábitos dos clientes. Essas informações se transformaram no grande trunfo do programa que começou a proporcionar aos clientes as mercadorias que realmente lhes interessam. Um exemplo pode tornar a dinâmica usada mais fácil. Um segmento encontrado são os “clientes festa”, jovens que no final de semana compram vodca, cerveja e carne. Identificado esse perfil os “clientes festa” recebem quinzenalmente, entre outras vantagens, uma lista adequada a suas atividades e consumo, em que pode trocar seus pontos por produtos que interessam, além de terem descontos nas mercadorias.
            É interessante perceber o quanto é lógico esse raciocínio e o quanto simples também. Além de uma tecnologia especifica não complexa, basta uma equipe preparada. O diferencial é perceber essa oportunidade.  
            Em outros casos a segmentação resulta no desenvolvimento de novos produtos e possibilita que uma empresa saia na frente na abordagem de um público muitas vezes excluído, como deficientes físicos e visuais, além das mais diversas segmentações do mercado que atingem vegetarianos, atletas, entre outros.
            A segmentação de mercado não deve ser vista  como discriminação, mas como uma ferramenta poderosa de inclusão e proximidade entre empresa e consumidor, mostra a preocupação em oferecer ao consumidor o que ele quer e precisa , aumentando a lucratividade. Acho que isso é bom para todo mundo. 


Para conhecer mais sobre produtos e serviços para públicos segmentados http://www.mundodomarketing.com.br/8,1590,segmentacao-tradicional-nao-funciona-mais.htm

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